Apresentação

Em 2014, a Undime promove o 6º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação – O fortalecimento da gestão das políticas educacionais para garantir o direito à educação. O encontro será realizado de 27 a 30 de maio, em Florianópolis/ SC. A expectativa é de que 1.200 Dirigentes Municipais de Educação (DME) de todo o país participem do Fórum.

Mesmo sendo um ano bastante corrido, devido os grandes acontecimentos que virão, como a Copa do Mundo em junho e as eleições em outubro, a Undime decidiu atender à demanda dos Dirigentes Municipais de Educação e realizar o Fórum.

Neste ano, o Fórum terá um formato diferenciado. Serão quatro dias divididos entre palestras, oficinas e as visitas às salas de atendimento governamental. A Undime optou por proporcionar, durante as oficinas, momentos em que os participantes poderão discutir, de forma mais aprofundada, áreas da gestão da educação municipal, tais como: administrativa, alimentação escolar, democrática, estrutura e documentação, orçamentária e financeira, pedagógica, pessoas, transporte escolar, além do Plano Municipal de Educação e o uso dos indicadores educacionais. O objetivo é trabalhar a partir do ambiente virtual Conviva Educação (convivaeducacao.org.br), já que ele se organiza nessas áreas de gestão. Para participar das atividades das oficinas de forma efetiva, todos deverão levar o próprio computador e verificar seu cadastro no Conviva antes do encontro.

Durante as manhãs, ao participantes poderão visitar as salas de atendimento governamental (SEB, Sase, Secadi, FNDE, Inep, Capes e MDS) e os estandes dos parceiros institucionais da Undime. No período da tarde, serão realizadas as palestras (dia 27) e as oficinas (dias 28 e 29 de maio). As palestras do último dia, dia 30, acontecerão pela manhã. Confira aqui a programação.

Importante!

O 6º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação é destinado exclusivamente aos municípios adimplentes com as seccionais da Undime. Todos devem se inscrever por meio do pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 350,00. Não haverá reembolso em caso de desistência.

O sistema de inscrição indicará se seu município está adimplente com a seccional. Caso haja algum desencontro com as informações, entre em contato com a seccional da Undime de seu estado! Para saber mais detalhes sobre o 6º FNEx, clique em Programação, Hospedagem e transporte e Inscrições.

Atenção!

- Em caso de representação do Dirigente Municipal de Educação pelo seu adjunto só serão aceitas as inscrições mediante encaminhamento da justificativa por escrito do titular da pasta e da publicação do ato de nomeação no órgão de imprensa oficial do município ou equivalente.

- Este Ato passará por análise do departamento jurídico da Undime. Somente mediante a validação destes, é que a inscrição será aceita. Isso porque, o 6º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação (6º FNEx) será realizado com verbas públicas e sujeito à auditoria.

- Não serão aceitos atos de nomeação casuísticos ou exclusivamente para representação ao 6º FNEx.

- O titular da pasta responde judicial e administrativamente pelas informações prestadas.

- Os documentos digitalizados deverão ser encaminhados para o endereço eletrônico da Undime (undimenacional@undime.org.br) ou por intermédio de fac-simile no nº 61 3037 7888 ramal 216.

- Para evitar transtornos com pedido de ressarcimento, informamos que o pagamento da taxa de inscrição somente deverá ser efetuado após aprovação da Undime.